Muito além do ensinamento de um almejado e impossível método psicanalítico que responderia às questões que a clínica com crianças impõe, Peusner nos presenteia com sua transmissão. Transmissão de uma teoria e de uma prática enodadas à maneira de uma torção que as torna inseparáveis, e que sustentam o fazer artesanal que a prática psicanalítica (com crianças) exige.
Através de um texto fluído, de agradável leitura e repleto de vinhetas clínicas e de relatos de intervenção, temos notícias sobre o desejo do psicanalista que não retrocede frente as crianças ao colocar em jogo essencialmente uma aposta no inconsciente. Um texto vivo, no qual o autor encaminha com precisão as discussões sobre a influência analítica junto aos pais e sobre a direção do tratamento tanto das crianças cujo estilo de estar na linguagem se dá via sujeição ao significante quanto daquelas que apresentam uma organização holofrásica.
Finalizamos o livro renovados no desejo de atender crianças, sempre “fugindo para adiante!”, reinventando a psicanalise a cada encontro singular com uma criança e seu sofrimento.
Nota:
Se interessou pelo livro? Você pode adquiri-lo pela Amazon!
Basta acessar este link: https://goo.gl/sxbNMG
Sobre a Autora:
Beatriz Cauduro Cruz Gutierra é psicanalista, mestre e doutora em Psicologia USP, membro do Fórum do Campo Lacaniano de São Paulo. Autora do livro: Inícios na psicanálise com adolescentes: clínica e supervisão, publicado pela CRV, 2014.
E-mail: Não Informado.