A psicanálise evolui, e mesmo sem se afastar de sua base forte e consistente, criada por Freud, vai agregando pensares, desenvolvendo novos conceitos e ampliando a concepção ou a abrangência dos modos de pensar já existentes de forma a contemplar as situações atuais que se apresentam, trazidas pelos pacientes aos consultórios e evocadas pela evolução do pensamento psicanalítico em si.
Como resposta a essa reflexão, o tema da IV Jornada de Psicanálise, promovida pela Sociedade Psicanalítica de Fortaleza (SPFor) e programada para os dias 13 e 14 de setembro no Hotel Luzeiros, na capital cearense, será “Dimensões teórico-clínicas da psicanálise na atualidade”. O objetivo é trazer à discussão assuntos muito incidentes na contemporaneidade, tais como a clínica do sofrimento narcísico, a clínica do vazio que enfoca a melancolia e a tendência a desobjetalização, a compreensão do destino dos afetos na histeria e a clínica da crueldade.
Também abordará a situação da psicanálise no mundo atual, defendendo sua importância na realidade em que se vive no século XXI. Enfocará a necessidade de inovações no campo de atuação psicanalítico, incluindo sua aplicação em instituições e seu alcance por maior número de pessoas, o que confere um papel social à riqueza do conhecimento psicanalítico, acumulado em mais de um século.
As inscrições podem ser feitas na página do site específica sobre a Jornada: www.spfor.com.br/iv-jornada-de-psicanalise-da-spfor/. Os telefones para informações são 85 98142-4811 e 3264-7709, e o email para contato é psicanalisefortaleza@gmail.com.