Em matéria publicada no dia 23 de agosto no site Viva Bem do portal UOL, a jornalista Simone Cunha abordou a questão dos sonhos, mais especificamente os que têm relação com o sexo. No texto, ela explica que esse tipo de sonho, em que a pessoa experimenta sensações de carícias com uma pessoa diferente do parceiro usual e pode acordar excitada, não significa necessariamente um desejo por aquela pessoa. Citando Sigmund Freud, ela lembra que os sonhos não são lidos diretamente, e sua interpretação é bem mais complexa.
A matéria conta com depoimentos de especialistas como a psicóloga e psicanalista Berta Hoffmann Azevedo, da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP), e Marina Vasconcellos, psicóloga formada pela PUC-SP. Ambas comentam que o sexo que aparece no sonho ou o personagem com quem é praticado está além do ato ou da pessoa, representando algo que o terapeuta deve ajudar a desvendar. A opinião é compartilhada com Marisa Catta Preta, psicóloga clínica e docente na Universidade Metropolitana de Santos, também citada no texto.
(Publicado em https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2019/08/23/sonhar-com-sexo-nao-significa-sempre-erotismo-entenda-o-que-pode-ser.htm)