O site informativo argentino CBA24n publicou matéria em que registrou a concessão, por parte da Universidade Nacional de Córdoba, na Argentina, do título de Doutora Honoris Causa a Colette Soler. O texto explica que a honraria foi outorgada em função do trabalho da psicanalista francesa na “aposta pela liberdade de pensamento além das determinações” e por suas contribuições à psicanálise, seu apoio à ética analítica e ao pensamento crítico. Soler começou a trabalhar com docentes das faculdades de Psicologia da Universidade Nacional de Córdoba e da Universidade de Buenos Aires a partir do fim dos anos 1990.
A cerimônia foi realizada no Salón de Actos del Pabellón Argentina, e contou com a presença do reitor da UNC, Hugo Juri. A psicanalista comentou que receber o título “significa uma honra e um momento importantíssimo de minha carreira porque, além de minha pessoa, o campo lacaniano da psicanálise é que está sendo distinguido”.
Soler também lembrou das lutas das mulheres por emancipação e igualdade nos espaços de decisão. “Embora sejam antigas essas lutas, estamos atravessando um momento especialmente particular”, afirmou. “Refiro-me a uma demanda inédita no âmbito das relações mais íntimas entre homens e mulheres, uma tomada de consciência sobre o corpo da mulher e seu gozo.”
(Publicado em https://www.cba24n.com.ar/la-psicoanalista-colette-soler-recibio-el-titulo-honoris-causa-de-la-unc/)