O psicanalista Jean-Michel Vivès, membro da Association Insistance de Paris e do Corpo Freudiano Escola de Psicanálise – Seção Rio de Janeiro, professor de Psicopatologia Clínica na Universidade Nice Sophia Antipolis e um apaixonado pelo Brasil e pela língua portuguesa inicia nessa segunda-feira mais uma de suas incursões por nossas terras.
Começa sua jornada por Porto Alegre no dia 30 de setembro, às 18h30, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), com a conferência “Sobre o canto da sereia – Psicanálise, estética e política”. Depois segue para São Paulo, onde fala no dia 2 de outubro sobre “O teatro: uma regra para jogar entre a lei simbólica e a lei superegoica”, evento promovido pelo Laboratório de Psicanálise, Sociedade e Política (PSOPOL) da Universidade de São Paulo (USP), às 14h, na sala 13, bloco F.
No dia 3 de outubro, às 20h30, ele encerra essa nova visita ao país com uma palestra e o lançamento de seu livro Variações psicanalíticas sobre a voz e a pulsão invocante (Contracapa) no Instituto da Criança e do Adolescente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, anfiteatro térreo, com investimento de R$ 50,00 (pagamento em dinheiro no local). A organização é do Corpo Freudiano – São Paulo.