Em matéria publicada no dia 27 de novembro de 2019 em seu site oficial, o Conselho Federal de Psicologia informou que, no dia 9 de outubro, o presidente vetou o PL 3.688/2000, que propunha a garantia de atendimento por profissionais de Psicologia e Serviço Social aos alunos de escolas públicas de educação básica. Por 384 a 64 votos, deputados e senadores derrubaram o veto ao PL, que agora retorna à presidência para ser promulgado. Caso contrário, o Congresso Nacional deverá fazê-lo.
Muitas escolas públicas brasileiras sofrem não apenas com a falta de recursos, desvalorização e criminalização do trabalho docente, mas também com a violência. Psicólogos e assistentes sociais, neste contexto, são os profissionais adequados e necessários para fazer a mediação de tais conflitos no ambiente escolar, complexo por sua própria constituição. A presença desses profissionais, ainda, pode auxiliar no atendimento educacional especializado destinado aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.
Após forte mobilização de instituições especializadas e da sociedade civil, a aprovação do PL é uma vitória da Psicologia, do Serviço Social e da sociedade.
(Leia a matéria completa em: https://site.cfp.org.br/veto-derrubado-vitoria-da-psicologia-e-do-servico-social/)