No dia 20 de março de 2020, aconteceria em Porto Alegre o lançamento do 28º Congresso Brasileiro de Psicanálise “Laços: o Eu e o mundo”, em Gramado (RS). No esforço de combate ao coronavírus, o encontro foi adiado para 8 a 11 de setembro de 2021. Entretanto, no dia 13 de março, Bernard Miodownik, diretor científico da Febrapsi, publicou no Observatório Psicanalítico um texto antecipando as possíveis discussões do congresso.

Uma das bases teóricas para o tema do congresso, segundo o autor, foi a obra Psicologia das massas e análise do Eu, de Sigmund Freud, que em 2021 completa cem anos de publicação. O livro é uma “tentativa de compreender a adesão, em parte forçada, de uma massa humana ao estado de guerra ou a uma ditadura […] Populismo, nacionalismo, xenofobia, segregacionismo” têm cada vez mais chegado às instâncias democráticas de poder, cuja existência pode, assim, estar em risco. Dessa forma, o 28º Congresso Brasileiro de Psicanálise discutirá a atualidade das proposições de Freud e as novas configurações da subjetividade e das massas sociais.

Para ler o artigo completo, acesse https://www.febrapsi.org/publicacoes/noticias/bernard-miodownik-diretor-cientifico-da-febrapsi-faz-reflexao-sobre-os-lacos-entre-o-eu-e-o-mundo-tema-do-proximo-congresso-brasileiro-de-psicanalise/.