Apresentamos no P.S.I. desta semana a artista e psicanalista carioca Daisy Xavier. Indicada em 2010 e 2019 ao prêmio PIPA de arte contemporânea, Xavier se formou em psicologia e psicanálise e começou seu estudo de arte nos anos 1980. Já expôs em diversas cidades e mostras coletivas, como a sp-arte e a Bienal de Artes do Mercosul.
Entre os conceitos que fundam sua obra estão a destruição dos limites, contornos e definições. Para ela, “o processo de análise é também este, o de destruir tudo para remontar e rearticular de outra forma. Perdas existem o tempo todo. A ideia é sempre aprender a reinventar o sentimento”.
Sua última exposição, por exemplo, recebida em novembro de 2019 na galeria Anita Schwartz no Rio de Janeiro, foi intitulada “Sobre como as coisas caem”, em alusão tanto à corrosão e morte naturais das coisas vivas quanto à queda dos valores, sentidos e parâmetros no mundo contemporâneo, pelos quais ela não sente nostalgia. Ao contrário, Xavier entende que a resistência à queda e a nostalgia de um mundo mítico engendram o racismo e o moralismo atuais.
Para dar forma a suas ideias, a artista utiliza diversos materiais, como água, madeira, pó de ferrugem, ácido, redes e petróleo, transitando pela fotografia, escultura, pintura, vídeo e instalação. A rede e a água, de acordo com sua biografia no site do PIPA, são recorrentes nos trabalhos, uma vez que “não deixam definir o que se encontra dentro ou fora, criando campos intercambiáveis, de constante mutação”. De fato, suas obras remetem àquilo que é movediço, instável e incerto, buscando dar-lhe forma, mas sem, entretanto, defini-lo de todo.
Para conhecer mais das obras da artista, acesse os links https://www.premiopipa.com/pag/artistas/daisy-xavier/ , https://www.flickr.com/photos/daisy_xavier/albums , https://vimeo.com/daisyxavier , https://www.anitaschwartz.com.br/exposicao/fabrica-de-ratoeiras-concorde-2/.
Para esta matéria, foram acessados também https://oglobo.globo.com/cultura/daisy-xavier-usa-madeira-para-criar-formas-de-quase-ficcao-5504656 e http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa25517/daisy-xavier.