A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) está realizando duas pesquisas sobre saúde mental: uma focada no estresse e esgotamento profissional de médicos e outra sobre as repercussões da pandemia na saúde mental dos universitários. A primeira pesquisa, intitulada “Médicos na linha de frente à pandemia de covid-19: incidência da síndrome de Burnout”, busca avaliar e planejar “ações terapêuticas que auxiliem na prevenção e/ou profilaxia dessas morbidades durante e após a pandemia”. São convocados a participar médicas(os) que estejam trabalhando presencialmente no Estado de São Paulo, seja na linha de frente dos hospitais, seja em consultórios, ambulatórios, laboratórios, atenção básica etc. Para responder o questionário, clique AQUI.
A segunda pesquisa, por sua vez, convoca graduandos e pós-graduandos de qualquer instituição de ensino a responder o formulário “Pandemia de covid-19: vivências de isolamento no contexto de pandemia e repercussões na saúde mental de universitários”. O objetivo é entender o que as mudanças no cotidiano causaram em suas condições mentais e delinear estratégias de enfrentamento e redes de cuidado. Acesse o questionário AQUI.
Ambos os projetos são iniciativas do Instituto de Saúde e Sociedade da Universidade Federal de São Paulo (ISS/Unifesp) – Campus Baixada Santista.