O Correio APPOA, publicação da Associação Psicanalítica de Porto Alegre (APPOA), em sua edição de agosto/setembro, aborda o tema da psicanálise e das questões raciais. O debate público brasileiro — em especial nos últimos meses, devido à forma desigual como a pandemia atinge a população brasileira — vem sendo ocupado pelos conceitos de “lugar de fala”, “racismo estrutural”, “branquitude” e “epistemicídio”, e por intelectuais como Djamila Ribeiro, Silvio Luiz de Almeida e Grada Kilomba; esta última teve o livro mais vendido da Festa Literária de Paraty de 2019, Memórias da plantação (Cogobó).
A publicação da APPOA, composta por onze textos, surge na esteira das críticas feitas por tais intelectuais à sociedade brasileira e suas instituições, pois, segundo o editorial, “ali onde há violência e silenciamento, os psicanalistas não podem se furtar de falar — e fazer falar”.
Para ler a edição completa, clique AQUI.
As imagens desta matéria pertencem à série “Assentamentos”, da artista plástica Rosana Paulino. Essas e outras obras da artista estão disponíveis AQUI.