No dia 15 de janeiro, a Agência Pública, Agência de Jornalismo Investigativo, publicou o primeiro episódio de 2021 do podcast Pauta Pública. Com o título “Nega-te a ti mesmo — exorcismos e tortura psicológica nas terapias de reversão sexual”, o episódio tem como convidados os repórteres Bruno Fonseca e Mariama Correia, que contam detalhes de como foi produzir reportagens sobre congressos cristãos que prometem “restaurar” homossexuais. As matérias foram publicadas em dezembro no site da Agência Pública, que contou com a parceria de jornalistas de diversos países da América Latina.
Foram publicadas, ao todo, sete reportagens que investigam a atuação de igrejas e pseudoprofissionais de saúde mental em países como Brasil, México, Equador, Peru e Paraguai na promoção de encontros que pretendem reverter a orientação sexual e a identidade de gênero de diversos indivíduos. Para conferir o podcast, clique AQUI. As reportagens estão listadas abaixo.
Abusos da fé: mentiras e torturas nas terapias de conversão no Peru, leia AQUI.
O grupo cristão que atua para reprimir homossexualidade e identidade de gênero trans na América Latina, leia AQUI.
Para curar a homossexualidade, jovem teria sido submetida a isolamento, exorcismos e terapia em seminário evangélico, leia AQUI.
No México, religiosos promovem “correção” da homossexualidade e combatem lei que proíbe terapia para LGBTQI+, leia AQUI.
Maior congresso de sexualidade cristã do Brasil quer “restaurar” LGBTQI+, leia AQUI.
No Equador, a transfobia segue viva, leia AQUI.
As terapias de igrejas que torturam jovens LGBTQI+ no Paraguai, leia AQUI.