O Departamento Formação em Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae receberá a visita do psicanalista e pensador francês Jacques André, no dia 24 de maio, para debater suas propostas teóricas sobre a passividade original da posição feminina e as questões da psicossexualidade. O encontro acontece na sede do Instituto, na
Rua Ministro Godói, 1484, em Perdizes, bairro da Zona Oeste de São Paulo.
Pesquisador do comportamento e da sexualidade humana, suas contribuições sobre o tema da feminilidade e gênero problematizam o aspecto limitador da teoria psicanalítica da castração e suas consequências na clínica psicanalítica. A questão da bissexualidade, proposta por Fliess e que em Freud, ao longo de toda a sua obra, aparece como algo estranho que nunca se integra perfeitamente ao corpus teórico, tem sido um dos seus pontos de inquietação e estudos.
Segundo J. André, “não existe sexualidade natural nem contra a natureza. A sexualidade humana é des-naturada, e quando a natureza tenta voltar à tona, no momento da puberdade, é para tropeçar num terreno minado pelo infantil. Desnaturada não quer dizer desregulada, e sim aquilo que o instinto não controla mais, cabendo então à instituição, ao socius, encarregar-se disso. Não há sociedade que não trace suas linhas de demarcação entre o obrigado, o permitido e o proibido”.
Jacques André é autor de inúmeros artigos e livros, entre eles As origens femininas da sexualidade, 100 mots du psycanalyse (coleção “Que sais-je”), O esquecimento do pai, El cuerpo frente a la feminidad, A violência no rosto – O après-coup dos traumas precoces e O acontecimento e a temporalidade – O après-coup no tratamento. As inscrições podem ser feitas no site www.sedes.org.br, com desconto até 17 de abril. As vagas são limitadas.