É cada vez mais intensa a reação contra as decisões do Governo Federal em relação ao corte de verbas para a Educação, assim como a desqualificação de cursos da área de Humanas. A comunidade psi também participa dessa indignação, e realiza atos e eventos para discutir o tema e propor ações. O Fórum Rio de Janeiro da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano promove no dia 21 de maio (terça), às 21h, o Seminário de Escola Laboratório de Orientação Política, sob o tema “O ataque ao saber como estratégia política”.
Coordenado por Antonio Quinet, o evento contará com Rosane Melo como convidada e discutirá o processo de desprestígio do valor intelectual e simbólico da produção acadêmica, além dos cortes nas verbas na área de Educação. A participação é gratuita, aberta ao público, e o endereço é rua Goethe, 66, em Botafogo. Além disso, a página do Fórum do Campo Lacaniano RJ no Facebook disponibilizará uma live do debate.
Na semana seguinte, no dia 27 de maio, às 20h30, no mesmo endereço, o tema do Seminário de Escola do FCL-RJ será “O acosso de uma urgência em dizer”, coordenado por Sônia Alberti e com a participação de Andrea Milagres, do Fórum de Belo Horizonte, além dos comentadores Gabriel Lombardi e Alejandro Rostagnotto, do Fórum Río de la Plata, da Argentina. Essa atividade é reservada para os membros do Fórum Rio de Janeiro e membros e participantes do FCCL-RJ.