Desde 2008, no dia 2 de abril, celebra-se o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, e o mês, intitulado Abril Azul, é voltado para desenvolver ações que visam informar a população sobre o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Em 2020, a comunidade envolvida com a causa do autismo se une em torno do tema “Respeito para todo o espectro”, simbolizado com a hashtag #RESPECTRO.

No Brasil, a Lei Berenice Piana (Lei 12.764) de 2012 criou a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo, regulamentada pelo decreto 8.368 de 2014, garantindo os direitos dos autistas e equiparando-os às pessoas com deficiência. Em 2019, a avenida Paulista recebeu a caminhada pela conscientização do autismo, reunindo dez mil pessoas. Segundo a ONU, estima-se que 1% da população mundial esteja dentro do espectro, a maioria ainda sem diagnóstico.

No dia 2 de abril, aconteceu o 1º Congresso Online pelo Dia Mundial de Conscientização do Autismo e está inteiramente disponível no site da Revista Autismo. Link www.revistaautismo.com.br.