Como forma de auxiliar no enfrentamento à pandemia do Covid-19, a Amazon está disponibilizando gratuitamente títulos da área de psicanálise para ler on-line. O P.S.I. separou alguns deles para indicar. O primeiro deles é A clínica psicanalítica na contemporaneidade, organizado por Carmen Backes e publicado em 2007 pela Editora da UFRGS. Entre os temas dos artigos, estão a clínica das psicoses, toxicomania e interpretação, ato e referência temporal.
Também se encontra aberto gratuitamente o livro Depressão: clínica, crítica e ética (Editora Fiocruz, 2003) de Orlando Coser. O objetivo do livro é examinar a depressão e sua medicalização “com base nos ensinamentos da psicanálise e da psiquiatria, buscando-se uma leitura crítica, necessária na medida em que, sendo a formulação de queixas depressivas uma ocorrência cotidiana e disseminada, e os critérios para o diagnóstico de depressão heterogêneos e inespecíficos, facilmente se é levado a assimilar uma (a queixa) a outra (a patologia depressiva).”
Indicamos ainda o título Diálogo entre a sociologia e a psicanálise: o indivíduo e o sujeito (EDUFBA, 2012) de Denise Maria de Oliveira Lima. O livro é resultado de sua tese de doutoramento e de uma inquietação que a persegue desde que iniciou seu estudo da psicanálise, em 1978: “Colocava-me a questão sobre as relações da teoria e da prática fundadas por Freud — que causaram decisivo impacto na cultura do século 20 e, de resto, até os dias atuais — com a arte, a ciência e, em especial, os estudos sociais.” De fato, o que mais sobressai na obra é a interdisciplinaridade.
Por fim, sugerimos o livro Ensaios: subjetividade, saúde mental e sociedade (Editora Fiocruz, 2000), organizado por Paulo Amarante, expoente brasileiro do movimento de reforma psiquiátrica. O livro reúne ensaios brasileiros e estrangeiros que agregam conhecimentos “históricos, filosóficos, antropológicos, sociológicos e clínicos” para debater “a loucura, saúde mental e, mais largamente, a subjetividade.”