Este é um mês de muita mobilização no Conselho Federal de Psicologia, bem como nos Conselhos Regionais. Isso porque estão marcadas para os dias 23 a 27 de agosto as eleições em que os profissionais da psicologia do Brasil inteiro escolherão seus representantes para o CFP e os CRPs. E nem é obrigatório sair de casa para exercer seu direito de voto — na modalidade on line, basta entrar no site www.eleicoespsicologia.org.br e seguir as instruções. Lá também está disponível a opção “Colégio Eleitoral”, onde dá para consultar sua situação, e a opção “Chapas”, indicando os concorrentes. O CFP sugere que essa consulta seja feita com antecipação.

Para ter direito ao voto é necessário ter seu cadastro junto aos Conselho atualizado e estar em dia com a tesouraria – pelo menos, pagando em dia o parcelamento de débitos de exercícios anteriores. Para confirmar se está tudo OK com seus dados, entre até o dia 9 de agosto no site cadastro.cfp.org.br ou consulte seu Conselho Regional.

Para facilitar o tráfego de informações e incentivar os psicólogos a participar, o Conselho Federal de Psicologia vem atualizando as notícias sobre as eleições em seu site (www.cfp.org.br). Ali, o CFP lembra que “o voto é secreto, pessoal, intransferível e obrigatório”, facultativo apenas para profissionais com idade a partir de 65 anos. Você pode usar “qualquer computador, smartphone ou tablet conectado à internet”, mas também pode, se preferir, “comparecer a um posto de votação do CRP em que está inscrito, apenas no dia 27 de agosto de 2019, das 8h às 17h, respeitando o fuso horário de cada região, para votar”.