O site Viva Bem, do portal UOL, publicou matéria de Priscila Carvalho sobre a decisão da Instagram de ocultar a contagem de curtidas nos posts – uma forma, segundo a empresa, de fazer com que as pessoas “não sintam que estão em uma competição dentro da rede social”. A iniciativa está relacionada com a discussão sobre os danos que a rede social pode causar à saúde mental dos usuários.

A matéria cita Cristiano Nabuco, psicólogo do grupo de dependência tecnológica do Instituto de Psiquiatria da USP e colunista do UOL VivaBem: “O indivíduo precisa se preocupar com uma navegação com mais qualidade em vez de quantidade. Acho que a ação pode promover mudanças perceptíveis”, diz. Ele comenta que as curtidas têm um papel fundamental na autoestima das pessoas, e que o efeito negativo pode ser ainda pior nos adolescentes. “É muito delicado essa valorização excessiva da imagem e como se tornou uma moeda de troca. Isso ganhou uma notoriedade muito grande”, afirma Cristiano Nabuco.

(Publicado em https://vivabem.uol.com.br/noticias/redacao/2019/07/18/mudanca-nas-curtidas-do-instagram-pode-mesmo-melhorar-nossa-saude-mental.htm)