Nos dias 21, 22 e 23 de maio acontece a V Bienal de Psicanálise e Cultura em Ribeirão Preto. O tema da bienal é “(Im)permeáveis fronteiras”, e foi escolhido para refletir sobre as diversas fronteiras que existem, seus paradoxos e suas implicações para o contato para aqueles separados por elas: as fronteiras entre o eu e o outro; o eu e o mundo; as fronteiras nacionais; o conceito de estrangeiro; e a crise migratória.

A abertura contará com a presença da Orquestra Mundana Refugi, formada por artistas do Irã, Congo, Brasil, Guiné e Palestina e por instrumentos como o acordeon, kanun, piano, cítara chinesa e outros. O evento também celebra os cem anos de publicação de Além do princípio do prazer, de Sigmund Freud, com conferência de Ignácio Alves Paim Filho, autor de Confidências metapsicológicas: Das Unheimliche. O líder indígena Ailton Krenak também estará presente com a conferência “Ideias para adiar o fim do mundo”.

Os valores de inscrição variam de R$ 424,00 a R$ 730,00. O evento acontece no Centro de Convenções de Ribeirão Preto, que fica na Rua Bernardino de Campos, 999, Centro. Para conferir a programação completa e se inscrever, acesse https://sbprp-bienal2020.com/events/impermeaveis-fronteiras/?event=37.