Em 2013, o psicanalista francês Jean-Michel Vives recebeu o prêmio Œdipe de Libraires pelo livro A voz no divã: uma leitura psicanalítica sobre ópera, música sacra e eletrônica, que no Brasil chega às livrarias dentro de alguns dias pela Aller Editora. Embora a psicanálise utilize a voz como meio através do qual a cura se dá, raros são os trabalhos que abordam a materialidade vocal. Vives busca suprir essa lacuna.

Tratando de defender sua tese segundo a qual a voz é o objeto primordial do sujeito, o autor aponta a necessidade, para a formação do sujeito, da voz do Outro, mas passa, logo a seguir, a destacar a importância de que o sujeito forme um ponto surdo que o capacitará a se fechar a essa voz sem limites e, a partir daí, fazer-se voz.

No final de março, por ocasião do lançamento, o psicanalista chega ao Brasil para uma série de palestras e debates nos quais debaterá a voz em suas múltiplas facetas. Abaixo está a agenda completa, que abarca várias capitais brasileiras.

BRASÍLIA

Dia 26/3 –Noite – Lançamento do livro A voz no divã. Local: Carpe Diem do Centro Cultural Banco do Brasil, às 20h.

Dia 27/3 – Aula Inaugural: “Voz e Ditadura: do poder da voz à voz no poder”. Organização: PGPsiCC e Projeto Capes Print. Local: Auditório, AT 16/16, piso 1, Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico de Brasília – Edifício CDT, às 10h.

 

RECIFE

Dia 1/4 – A voz no divã

Organização: Intersecção Psicanalítica do Brasil. Local: Academia Pernambucana de Letras. Informações: avoznodiva@gmail.com. Horário: das 16:30h às 21:30h.

 

FORTALEZA

Dia 4/4 Colóquio o Masculino e o Feminino na clínica, na arte e na cultura – Ideal Clube.

 

SÃO LUÍS

Dia 11/4 Café freudiano: “A diva e o ditador” na Livraria Amei Shopping São Luís.

 

RIO DE JANEIRO

Dia 14/4 – Noite (20h) – Lançamento do livro A voz no divã – Corpo Freudiano: “Lá onde isso estava, invoca!”.

 

SÃO PAULO

Dia 17/4 – Tarde – Aula no Instituto de Psicologia da USP – “Voz e melancolia”, Instituto de Psicologia da USP, às 14h.

Dia 18/4 Colóquio Música, Medicina e Psicanálise, Auditório da FMUSP.