O Fórum do Campo Lacaniano da Região Serrana/RJ convida Silvia Migdalek (Foro Analítico del Río de la Plata) para discutir a noção de nachträglichkeit, cunhada inicialmente por Freud para tratar da temporalidade do trauma. Coordenado por Pedro Moacyr e Raquel Georgetti, o evento ganha especial importância e atualidade a partir do contato com o desastre que atingiu a Região Serrana no dia 15 de fevereiro, causando a morte de 233 pessoas e deixando 685 desabrigados.

A partir da conceituação freudiana, surge a questão do que escapa aos registros do imaginário e do simbólico, evidenciado para o autor pelas neuroses traumáticas no pós-guerra, e que será primordial na reformulação que o leva a conceber um para-além do princípio do prazer. Da mesma forma, nos desastres ambientais e políticos tão frequentes da atualidade, trauma e desamparo, condição dos seres de fala por sua inserção na linguagem, convocam o trabalho da psicanálise que propõe dar um tratamento ao real pela via do simbólico.

A atividade está marcada para amanhã, dia 25 de junho, às 8h30. Será virtual, com acesso pelo Zoom (ID 899 1711 2363, senha 503158) Para mais informações sobre o evento, CLIQUE AQUI.