No dia 7 de maio, o jornal Nexo publicou uma entrevista que a psicóloga Juliana Bley concedeu a Cesar Gaglioni sobre como gestores podem lidar com o sentimento de luto e perda no ambiente de trabalho durante a pandemia. Segundo Bley, mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e especialista em cuidado no trabalho e fatores humanos, muitas empresas, diante do contexto social de hoje, vêm abordando mais o tema com seus funcionários, pois agora o luto é um trauma coletivo, e não mais apenas da esfera pessoal dos sujeitos.

Ela recomenda que a “primeira regra do gerenciamento de crise — porque mortes no time são uma crise — é a comunicação rápida, direta e transparente […] Em seguida, sugiro que sejam mobilizados canais de atenção primária nas estruturas de saúde mental do trabalho, algo que muitas empresas não tinham antes da pandemia”. Além disso, a Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmou que, nos próximos anos, a sociedade irá viver uma pandemia relativa a problemas de saúde mental e, portanto, “as pessoas precisam de pausas, ainda mais nesse contexto, onde as fronteiras entre o trabalho e a vida pessoal ficaram borradas com o home office […] Precisa haver um encontro entre a política da empresa e um comprometimento das pessoas em cuidar da saúde mental também”, conclui Bley. Confira a entrevista na íntegra AQUI.