Matéria publicada no site Viva Bem do portal UOL em 20 de novembro de 2019, assinada por Cristiane Bonfim, da Agência Einstein, aborda a questão da mitomania, patologia que se caracteriza pelo uso compulsório e inconsequente de mentiras. No texto, o psiquiatra Alfredo Maluf, do Hospital Israelita Albert Einstein, são muitos os fatores de personalidade ou situações que podem contribuir para o desenvolvimento da doença. “A mitomania pode ser, também, associada a sintomas de várias patologias, como, por exemplo, transtorno de personalidade, bipolaridade e sociopatia”, afirma ele na reportagem.

O texto explica ainda que o diagnóstico não é fácil, muitas vezes exigindo a atuação de um terapeuta. Sobre o tratamento, a repórter lembra que a investigação de outras patologias associadas é importante, e o paciente pode precisar do acompanhamento de um psicoterapeuta ou mesmo do uso do medicamentos, dependendo da gravidade de seu caso.

(Veja matéria completa publicada em https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2019/11/20/mitomania-a-arte-de-mentir-compulsoriamente.htm)