O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) anunciou, no início do mês, a fundação do Grupo de Estudos Saberes Insurgentes: Virgínia Leone Bicudo. Filha de uma imigrante italiana e de um brasileiro negro, nascida em 1910, em São Paulo, Virgínia Leone Bicudo é conhecida por ser uma das pioneiras no estudo da psicanálise e das relações raciais no Brasil. Junto com Durval Marcondes, fundador da Sociedade Brasileira de Psicanálise (SBPSP), Bicudo foi a primeira não médica a ser admitida na instituição. Em 1970, fundou o Grupo Psicanalítico de Brasília e, mais tarde, o Instituto de Psicanálise de Brasília. Adotava uma postura de intelectual pública, escrevendo para jornais e revistas e participando de programas radiofônicos.

Entretanto, pavimentar tal caminho não foi sem sofrimento: em 1954, durante o 1º Congresso Latino-Americano de Saúde Mental, Bicudo, por não ser médica, foi hostilizada por membros do encontro. Em entrevista à SBPSP, ela relatou: “Eu estava sentada e todos os médicos de pé, todos gritando: ‘Absurdo! Psicanalistas não médicos!’ Foi horrível! Olha que eu quase me suicidei por isso. Você ouvir outras pessoas dizendo: ‘Você é charlatã!’ Ah! Você não fica de pé! Você vai pra casa e quer morrer.”

Por essas e outras razões, o Grupo de Estudos escolheu-a para ser homenageada e, assim, ter ser papel pioneiro mais reconhecido. As atividades do Grupo começam no dia 17 de março com encontros quinzenais, a partir das 16h30. Serão discutidos textos de intelectuais negros, como Sueli Carneiro, Lélia Gonzalez, Frantz Fanon e Achille Mbembe. As atividades são abertas e gratuitas, com certificado de participação. A UFGD fica na rua João Rosa Góes, 1761, Vila Progresso, Dourados (MS). Para se inscrever e ter acesso ao cronograma do semestre, acesse o link https://portal.ufgd.edu.br/setor/neab/grupos-de-estudo.

E para conhecer mais sobre a trajetória e a obra acadêmica de Virgínia Leone Bicudo, acesse a reportagem publicada no site da revista Claudia em 10 de março https://claudia.abril.com.br/estilo-de-vida/virginia-bicudo-a-brasileira-pioneira-em-estudos-raciais-na-psicanalise/.