O livro de Gabriel Lombardi “A Resistência como Máscara do desejo”, publicado no Brasil meses atrás, é um clássico: foi escrito há mais de 20 anos e está atualíssimo. Nesse momento de retorno de terapias da sugestão, da propagação da hipnoterapia como se fosse algo moderno e uma panacéia para os males psíquicos, Lombardi vai mostrar claramente os efeitos da sugestão e evidencia, a partir da ética freudiana, que esses efeitos não são mais do que “farelos ao vento”.
Em um dos capítulos nos conta todo o debate entre as damas Klein e Freud a respeito da psicanálise com crianças. Seu viés ao abordar essa história é da transferência e da sugestão: com Klein, ele também denuncia o caráter educativo/sugestivo com que Anna Freud conduzia as análises. E que deu origem à corrente da ego psychologie.
E chega ao final do livro com a resposta de Lacan de que o analista é semblante de a, sua teorização do ato analítico e do final de análise.
Com um percurso que começa com a sugestão em Bernheim, depois Freud e a criação do conceito de transferência, o debate entre Klein e Freud, e chegando a Lacan, esse livro didático, bem escrito – sem com isso abrir mão do rigor nos conceitos – estava mais do que na hora de começar sua história com os leitores brasileiros. Agradeço a Agente publicações esse empenho. E indico a todos a leitura.
Nota:
Se interessou pelo livro? Você pode adquiri-lo pela Amazon!
Basta acessar este link: https://goo.gl/c6qiJS
Sobre a Autora:
Andréa Brunetto é psicanalista, caminhante, viajante e estudante.
E-mail: brunetto@terra.com.br.