A filosofia de graduação da Universidade de Campinas (Unicamp) vai abordar um tema interessante, dentro da área de fundamentos da psicanálise, em várias aulas que começam no dia 6 de agosto e se estendem até 26 de novembro. Trata-se do curso

“Moisés e seu povo, o egípcio e o judeu: entre o estranho e o familiar, o diverso e o incomum”, que analisa o estudo psicanalítico elaborado por Freud a partir da história bíblica e sua implicação na origem do monoteísmo.

O objetivo é fazer uma análise do texto com abordagem sobre o procedimento metodológico da psicanálise com relação a eventos históricos, políticos e culturais, isto é, problematizar a possibilidade de usar a psicanálise para pensar não só um caso clínico, senão também o próprio dispositivo conceitual que possibilita acolher um fenômeno, como é o caso da unidade de um povo, de uma coletividade, de uma comunidade, uma etnia ou um grupo qualquer e articular uma unidade identitária. As aulas serão abertas, públicas e gratuitas, sempre às terças-feiras, às 19h. Clique aqui para entrar no site geral da Unicamp.